As classes de palavras em latim são geralmente oito, mas dependendo do gramático há divergência como lembrou Roboredo em resposta as críticas a sua VERDADEIRA GRAMÁTICA LATINA que enumera apenas 5 classes de palavras:
Muitos Autores em numero não saõ equivalen[t]es a[…], & ainda que muitos ensinem o[ito p]artes, n[em t]odos: porque os Logicos com Aristoteles cont[ão duas. D]a mesma opiniaõ foi Varrão, & despois por senten[ça de] Dião numerou tres: & tantas, ainda que mal, numerão os Hebreos: hum moderno segue quatro, Nome, Verbo, Conjunção, & Adverbio: Os Stoicos cinquo, Nome, Appellatio, Verbum, Pronomen, Coniunctio. Francisco Sanchez seis. S. Agostinho na sua Grammatica sete, por¬que regeitou a interjeição. Quintiliano com Aristarcho, & Palaemon, Charisio, Diomedes, Donato, Probus, Phocas, Asperus Iunior, Erasmo, Vasaeo, Despauterio, Scaligero, Manoel Alvarez, Pedro Sanchez, & outros que seria processo referir oito. Nibrissense acrescentou o Gerundio. Servio che¬gou a onze: Prisciano diz que algüs fezerão nove, algüs dez, outros onze, outros doze (Roboredo 1615: f. 59 v.).
Roboredo parece ter se inspirado no escrito MINERVA de Pedro Sanches que usa os mesmos argumentos e quase as mesmas palavras com o seguinte texto em latim:
“Dividimus igitur orationem in voces seu dictiones, et has vocamus partes orationis. In quibus tanta est inconstantia grammaticorum, ut nihil certi nobis adhuc potuerint constituere. Varro duas ponit; deinde ex sententia Dionis tres [...]. Quintilianus ostendit ab Aristarcho, quem frequenter sequitur Varro, octo partes esse factas. Sed idem Quintilianus ad undecim progressum fuisse ostendit [...].Servius item undecim agnoscit. Nebrissensis, cum octo primum constituisset, addidit in cons-tructione gerundia, ut ipse vocat, et supina, quod et ab aliis accepisse testatur (Sánchez de las Brozas 1995: 46-48).”
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